Quando falamos sobre prevenção, detecção e resolução, cada vez fica mais nítida a importância de canais de denúncias efetivos para o fechamento da pirâmide dos pilares de um programa de compliance. Ao treinar e estabelecer políticas, a empresa está investindo no pilar de prevenção. Com as auditorias e denúncias, por exemplo, é possível detectar eventuais desvios de compliance. Já com o monitoramento e aplicação de medidas corretivas, a pirâmide se torna completa com o pilar de resolução ou com o de correção.
Todos os pilares são de suma importância para a efetividade de um programa de compliance, mas aqui fica um recorte para o pilar de detecção, especialmente para os canais de denúncias.
É comprovado que o desafio maior das empresas é estabelecer um laço de confiança entre seus colaboradores e parceiros de negócios para que eles utilizem os canais de denúncias quando se depararem com uma situação contrária ao Código de Conduta, políticas e procedimentos da companhia.
Por mais que a empresa invista em comunicação e treinamento, ainda há receio e medo da tal “represália” ou “retaliação”. Existe também a dúvida de como será conduzida a investigação e o velho comentário “vai vazar” é comum no ambiente corporativo. Ou seja, a quebra desses paradigmas é sempre um desafio e crucial para a confiabilidade dos canais de denúncias da empresa.
Além dos desafios acima apontados, existe ainda aquele relacionado à efetividade dos canais e aqui ficam algumas reflexões: será que as empresas possuem canais de denúncias inclusivos? Será que estão preparadas para receber denúncias complexas, como as relacionadas ao assédio sexual?
Uma empresa que possui em seu quadro de colaboradores um número importante de pessoas com deficiência, por exemplo surdos e mudos, é necessário que ela entenda a melhor maneira de estabelecer uma comunicação efetiva com esse público. A comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) se torna um requisito obrigatório e os materiais de comunicação, cartazes, folders, mensagens, treinamentos, etc., também devem ser diferenciados, porque muitas vezes existe a dificuldade de leitura e escrita, aplicando-se a mesma análise aos cegos. A comunicação em braile é uma realidade na sua empresa?
Não obstante a comunicação clara e a conscientização efetiva sobre como funcionam os canais, a empresa também deve contar com a disponibilidade em receber denúncias desse público e aqui existem vários pontos interessantes: de nada adianta a empresa dizer aos seus colaboradores que não existe justificativa para não denunciar, porque possui vários canais de denúncias (por e-mail, por celular, por telefone, site, etc.) se tais canais não são inclusivos.
As perguntas principais são: o site para denúncias está preparado para atender em libras, com a realização de uma vídeo chamada em libras com a pessoa que atenderá? Como será dado o retorno ao denunciante? Perguntas simples que trazem a reflexão sobre o acolhimento e efetividade dos canais de denúncias da empresa.
Do mesmo modo, é necessário entender como funcionam os canais para denúncias sobre assédio sexual. Perguntas como: quem receberá a denúncia? Será que se for um homem, a mulher assediada se sentirá confortável em falar sobre o ocorrido com o atendente? Existe o treinamento daquele que receberá a denúncia sobre assédio, para fazer as perguntas adequadas, para acolher a denunciante naquele momento difícil do relato?
É importante frisar que, por mais que o “medo” acima mencionado exista, o melhor caminho para desmistificar um canal de denúncias continua sendo a comunicação e o treinamento de acordo com o público existente na empresa. Entender o perfil dos colaboradores é a chave do sucesso para estabelecimento de confiança entre todos.
Por fim, além de ter comunicação clara, treinamentos, esforço efetivo para que as pessoas confiem e acreditem nos canais de denúncias, também se torna necessário um diagnóstico do público existente dentro do ambiente de trabalho para que a empresa reflita e busque parceiros no mercado que possuam canais de denúncias cada vez mais inclusivos e efetivos.
Tal iniciativa e postura só vem a agregar para comprovar a seriedade dos canais e o compromisso da empresa com a diversidade e outros desafios da atualidade.