O uso de canhotos físicos em entregas surgiu por volta de 1902, com a implantação da Nota Fiscal. Desde então, por mais de um século, a versão impressa do canhoto acompanhou as mercadorias, servindo como comprovante de entrega e garantia de direitos tanto para o remetente quanto para o destinatário.
Com o objetivo de modernizar e digitalizar o controle de entrega de mercadorias, tendo em vista, inclusive, que a emissão de notas fiscais já é eletrônica há anos, surge o Comprovante de Entrega Eletrônico.
Em 2019, a secretaria da fazenda estabeleceu regras de validação de eventos relacionados à comprovação e/ou ao cancelamento de entregas de mercadorias por meio de captura de imagens e registros de eventos nos documentos fiscais eletrônicos utilizados pelos transportadores, contudo, essa tecnologia ainda não tem sido utilizada amplamente pelas empresas.
Em sua essência, o canhoto digital substitui o canhoto físico da Nota Fiscal Eletrônica ou do Conhecimento de Transporte Eletrônico por um documento digital com validade jurídica equivalente. Através de um aplicativo ou dispositivo móvel, o entregador coleta a assinatura do recebedor e registra a data, hora e local da entrega, tudo em tempo real.
As vantagens dessa tecnologia são inúmeras. Para as empresas, o canhoto digital significa redução de custos com papel e armazenamento, otimização do tempo de entrega e maior confiabilidade das informações, o que otimiza o tempo do departamento financeiro, jurídico, logístico, etc. Já para os consumidores, a experiência é mais prática e transparente, com acesso instantâneo à comprovação de recebimento.
A aplicação prática do canhoto digital é bastante simples. No momento da entrega, o entregador, que já contará com um aplicativo especializado, apresenta o dispositivo ao recebedor, que assinará digitalmente o documento. O CFe é então enviado automaticamente para o sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), onde fica armazenado por 5 (cinco) anos. A NFe e o CFe farão parte de um mesmo sistema de informações.
Em um mundo cada vez mais conectado, o canhoto digital surge como uma solução inovadora que impulsiona a modernização do setor logístico. Sua implementação contribui para a otimização das operações, redução do impacto ambiental e a construção de uma cadeia de suprimentos mais eficiente e transparente.