Nos meses de julho e agosto de 2022, o Finocchio & Ustra Sociedade de Advogados e o IBEF Campinas realizaram uma pesquisa com o objetivo de verificar o nível de maturidade de empresas do interior do Estado de São Paulo em relação ao tema ESG e as identificamos como um respondente.
O levantamento se baseou em perguntas que abordaram aspectos ambientais, sociais e de governança, buscando identificar ações já realizadas, providências futuras e a forma de condução do assunto pelas empresas. Buscou-se, ainda, identificar o nível de criticidade e importância do tema no ambiente corporativo.
Lembrando que a sigla ESG tem origem na língua inglesa e representa os termos “Environmental, Social and Governance“. Traduzindo para o português significa “Ambiental, Social e Governança.”
É uma forma esperada de como as empresas devem conduzir seus negócios, acrescentando ao viés econômico/financeiro essas três diretrizes.
A implementação de iniciativas baseadas nos critérios ESG tem sido considerada essencial pelo mercado, pois indica que a empresa possui um planejamento para a sua perenização e busca trazer um impacto ambiental e socioeconômico positivo, tendo se tornado sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputacional e de credibilidade.
Quanto mais estiver inclinada às práticas ESG, melhor será a reputação de uma empresa perante clientes, parceiros, fornecedores e acionistas, o que atualmente poderá lhe render oportunidades, como o acesso a linhas de investimento.
Para mensurar o quanto maduras e aplicadas as ações de ESG são em uma empresa, foram utilizadas algumas métricas baseadas em padrões classificados dentro de critérios ambientais (bom uso e conservação do mundo natural), sociais (pessoas) e de governança (conduta ética e gestão interna).
A seguir uma seleção de 25 das 54 respostas apuradas pela pesquisa, com breves ajustes redacionais para adequação a este texto:
1) Qual o porte da empresa em que você trabalha?
Empresa de Pequeno Porte – 16,67%
Média empresa – 58,33%
Grande empresa – 25%
2) O assunto ESG já foi comentado em sua empresa?
Sim – 76,92%
Não – 23,08%
3) Há quanto tempo ações relacionadas ao assunto foram endereçadas na sua empresa?
Nos últimos 6 meses – 30%
Entre 6 meses e 1 ano – 10%
Entre 1 ou 3 anos – 20%
Há mais de 3 anos – 30%
Não aplicável – 10%
4) O assunto foi conduzido por qual(is) área(s)?
C-Level – 30%
RH/DP – 10%
Jurídico – 10%
Compliance – 10%
Diretoria – 50%
HSE/SSMA (Segurança, saúde e Meio Ambiente) – 10%
Comitê multidisciplinar – 20%
Não aplicável – 10%
5) Os impactos/retornos financeiros das ações ESG são/foram medidos em relação ao faturamento da empresa?
Sim – 8,33%
Não – 91,67%
6) O setor de atuação de sua empresa gera algum impacto ambiental?
Sim – 53,85%
Não – 38,46%
Não aplicável – 7,69%
7) Quais impactos?
Emissão de carbono – 30%
Poluição da água – 10%
Biodiversidade – 10%
Descarte de resíduos – 70%
Utilização de recursos hídricos – 10%
Não aplicável – 30%
8) A empresa possui normas e/ou controles internos voltados à preservação ambiental?
Sim – 61,54%
Não – 23,08%
Não aplicável – 15,38%
9) A empresa possui estratégia para a gestão eficiente dos recursos energéticos?
Sim – 46,15%
Não – 38,46%
Não aplicável – 15,38%
10) A empresa possui alguma certificação voltada a atestar a qualidade de sua gestão industrial, respeito ambiental e/ou práticas seguras? (Ex.: ISO 14001)
Sim – 23,08%
Não – 53,85%
Não aplicável – 23,08%
11) A empresa possui um canal para realização/recebimento de denúncias em relação a não conformidades ligadas ao aspecto ambiental?
Sim – 30,77%
Não – 69,23%
12) A empresa possui ações institucionais para promover a inclusão, diversidade e igualdade de gênero?
Sim – 69,23%
Não – 15,38%
Não aplicável – 15,38%
13) A empresa possui ações institucionais visando à promoção de oportunidades e à remuneração de maneira igualitária entre os gêneros?
Sim – 76,92%
Não – 23,08%
14) A empresa possui políticas e/ou controles voltados a combater trabalho infantil ou análogo à escravidão em sua cadeia de fornecedores?
Sim – 30,77%
Não – 38,46%
Não aplicável – 30,77%
15) A empresa possui ações institucionais visando promover a igualdade racial?
Sim – 84,62%
Não – 15,38%
16) A empresa promove ações que visam causar um impacto positivo na região/comunidade em que está inserida? (Ex.: campanhas beneficentes, doações, medidas de remediação de impacto social ou ambiental, apoio ao desenvolvimento econômico da região, geração de empregos, etc).
Sim – 75%
Não – 16,67%
Não aplicável – 8,33%
17) A empresa possui normas ou regulamentos internos relacionados à governança?
Sim – 84,62%
Não – 15,38%
18) Quais normas ou regulamentos?
Código de Conduta – 81,82%
Política de Anticorrupção – 54,55%
Políticas de Conflito de Interesses – 63,64%
Políticas de Presentes e Hospitalidades – 36,36%
Políticas de Privacidade e Proteção de Dados – 90,91%
Políticas de Inclusão e Diversidade – 36,36%
Políticas de Cargos e Salários – 90,91%
Política de Sucessão (Sócios ou Cargos de Gestão) – 27,27%
19) A empresa realiza periodicamente o treinamento e a comunicação de seus profissionais em relação aos documentos selecionados no item acima?
Sim – 69,23%
Não – 30,77%
20) O assunto governança/conformidade é incentivado e divulgado pela alta liderança da empresa?
Sim – 76,92%
Não – 23,08%
21) A empresa possui um canal de denúncias que permita aos profissionais reportarem de forma eficiente eventuais abusos, violações ou situações de desconformidade de qualquer natureza?
Sim – 69,23%
Não – 30,77%
22) A empresa realiza a devida diligência (due diligence) de fornecedores, representantes, distribuidores, parceiros e demais terceiros com os quais negocia? (Ex.: diligência anticorrupção e reputacional)
Sim – 53,85%
Não – 46,15%
23) A empresa realiza a devida diligência (due diligence) de fornecedores, representantes, distribuidores, parceiros e demais terceiros com os quais compartilha dados pessoais? (Análise da conformidade de terceiros com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD))
Sim – 69,23%
Não – 30,77%
24) A empresa realiza o mapeamento de riscos de compliance (“Compliance Risk Assessment“)?
Sim – 61,54%
Não – 38,46%
25) Com a prática da agenda ESG pela empresa, é esperado que algumas ações sejam potencializadas, tais como:
Obtenção de linhas de crédito diferenciadas – 7,69%
Melhorar sua imagem no mercado – 76,92%
Melhorar sua imagem diante dos colaboradores (endomarketing) – 61,54%
Criar novas oportunidades de negócios – 61,54%
Aumentar sua visibilidade no mercado – 61,54%
Estar em conformidade com a legislação aplicável – 69,23%
Atrair e reter talentos – 46,15%
Desenvolver um programa de compliance – 30,77%
Aumentar o valor de mercado da empresa – 69,23%