Tradição nos Estados Unidos e já amplamente popularizada no Brasil, a Black Friday é uma das principais datas do varejo, na qual as empresas realizam grandes ofertas na última sexta-feira de novembro.
Nesse ano, ocorre hoje (25/11) e, apesar das diversas incertezas no cenário econômico brasileiro, as expectativas para este ano são positivas. Uma pesquisa realizada pela Neotrust prevê um crescimento de 8% nos pedidos online em comparação a 2021. Além disso, de acordo com levantamento realizado pela Globo, 50% dos brasileiros pretendem fazer alguma aquisição na data, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Diante da grandiosidade do evento para o comércio brasileiro, é essencial que todos estejam devidamente preparados para a ocasião. Neste sentido, determinados pontos de atenção em relação aos preços, promoções e formas de pagamento são indispensáveis para a data. Em razão disso, separamos os quatro itens a seguir – que merecem destaque:
1 – É necessário que todas as mercadorias estejam em promoção?
Assim como as lojas não são obrigadas a aderirem à Black Friday, também não é exigido que todos os produtos tenham seus preços reduzidos. Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é imprescindível que as ofertas sejam claras, precisas e ostensivas aos consumidores.
2 – Existe um desconto mínimo e máximo exigidos para os produtos?
Não há nenhuma regulamentação a respeito, de forma que os estabelecimentos são livres para fixarem os descontos sobre seus produtos e serviços.
Contudo, embora não seja possível exigir que o lojista ofereça o produto com determinado desconto, sempre é interessante pesquisar a respeito dos preços, pois muitas promoções costumam ocorrer neste dia.
3 – É permitido aplicar valores diferentes, de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor?
Desde 2017 a legislação brasileira autoriza a distinção de preços de bens e serviços em função da forma de pagamento utilizada.
Entretanto, é necessário informar de maneira clara ao consumidor eventuais descontos oferecidos em razão do modo de pagamento utilizado.
4 – É autorizado o anúncio de preços diferentes no e-commerce e na loja física?
Os lojistas podem aplicar preços diversos sobre um mesmo produto, na loja física e internet. Inclusive, tal distinção poderá ocorrer entre as lojas físicas de uma mesma rede.
É proibido, apenas, que determinado item tenha valores diferentes dentro do mesmo estabelecimento – hipótese em que o consumidor terá direito a pagar pelo menor valor apresentado.
Conhecer os direitos e deveres das empresas e dos consumidores é, sem dúvida, a maneira mais eficiente de participar da Black Friday de uma forma segura e tranquila.