Em meio a uma crescente tensão, o movimento grevista dos auditores da Receita Federal do Brasil ganha novos contornos com a adesão dos auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – (MAPA), com mais um setor que sofrerá diretamente os reflexos de tal medida no desembaraço aduaneiro de mercadorias.
Conforme anunciado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários – Anffa Sindical, foi aprovado em Assembleia Geral realizada no dia 22/02/2024 a paralisação das atividades de desembaraço de cargas, com exceção de itens perecíveis, vivos, perigosos e medicamentos.
O Sindicato alega que tal medida visa pressionar o governo em relação à regulamentação da remuneração por produtividade, considerada a principal reivindicação para o acirramento da mobilização.
Neste cenário, além dos Auditores Agropecuários, os setores de importação via modal marítimo e aéreo também aderiram à deflagração da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil, impactando significativamente a fluidez nos processos de importação e exportação do país.
A crescente adesão de diferentes setores ao movimento grevista promete aumentar os impactos econômicos para as empresas, somando-se agora o setor Agropecuário, o que gera grandes preocupações no setor quanto a regularidade e continuidade das operações comerciais nos trâmites aduaneiros em todo o país. A situação continua a evoluir, demandando atenção e acompanhamento constante por parte dos envolvidos.