COMO A PRIVACIDADE DE DADOS E O SUCESSO DAS EMPRESAS SE RELACIONAM?

Anualmente é publicado pela empresa Cisco um “Estudo Benchmark de Privacidade de Dados”, em que é analisada a maturidade do mercado e suas principais tendências em relação ao tema proteção de dados.

A Cisco Systems é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, cuja atividade principal é o oferecimento de soluções para redes e comunicadores, atuando fortemente no mercado de roteadores. Ou seja, a empresa possui uma visão panorâmica das tendências tecnológicas e um acesso irrestrito aos grandes players do mercado, quando o assunto é segurança da informação e proteção de dados.

Em seu estudo mais recente, publicado em 2022, a Cisco entrevistou mais de 4.900 profissionais em 27 países, e o resultado atesta uma tendência inegável: “privacidade agora é missão crítica para organizações em todo o mundo.”

Certo, que privacidade na era da informação é importante, já podemos considerar um fato público e notório. Mas o estudo trouxe algumas perspectivas de como a proteção de dados e as oportunidades de mercado têm se relacionado.

Avaliemos:

– As empresas que investem em privacidade estimam, em média, um retorno de 1,8 vezes de seu investimento inicial;

– As legislações envolvendo proteção de dados têm sido bem recebidas pelos empreendedores e investidores mundo afora. No Brasil, o índice de entrevistados que enxergam um impacto positivo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para os seus negócios chega a 83%;

– Os clientes querem mais transparência e estão preocupados com o tratamento de seus dados pessoais por inteligências artificiais e em tomadas de decisões automatizadas;

E, em relação ao último item, no Brasil, 92% das empresas entrevistadas acreditam já ter processos implementados para garantir que a tomada de decisões automatizadas seja feita de acordo com a legítima expectativa do titular dos dados tratados.

Ainda, 91% das empresas brasileiras que participaram do estudo acreditam que os seus clientes não comprariam de empresas que não garantem a devida proteção dos dados, e 97% afirmaram que as certificações são um fato decisivo ao selecionar um fornecedor ou produto.

Àqueles gestores que têm a mentalidade de “o meu negócio é mais B2B, não tenho que me preocupar com dados pessoais”, saibam que os terceiros que pensam em contratá-lo como fornecedor podem ter um entendimento diferente.

O retorno sobre o investimento em privacidade permaneceu alto pelo terceiro ano consecutivo, segundo os estudos, uma vez que mais de 60% dos entrevistados que investiram em sua conformidade com a legislação de proteção de dados relataram uma melhoria nos negócios.

“Em que sentido?”, você pode estar se perguntando.

Abaixo, o percentual de entrevistados que relataram benefícios em algum dos seguintes aspectos de suas relações comerciais:

  1. Lealdade e confiança entre as partes – 71%;
  2. Tornar a companhia mais atraente no mercado, tanto para clientes como parceiros comerciais – 69%;
  3. Eficiência operacional – 68%;
  4. Agilidade e inovação – 68%;
  5. Mitigação de riscos envolvendo a violação de dados pessoais – 68%;
  6. Redução de atrasos nas vendas – 63%.

Destaca-se que não há uma receita a ser seguida. Cada empresa adotará medidas e estabelecerá processos voltados ao desenvolvimento de uma governança em privacidade conforme a sua realidade: tamanho da operação, atividade desenvolvida e nível de exposição.

Todavia, buscar entender sobre o tema proteção de dados e como ele se relaciona com a sua atividade empresarial é o primeiro passo para identificar as oportunidades que a LGPD pode lhe trazer no mercado.

Importante lembrar: proteção de dados não se trata apenas de cumprir uma lei ou de evitar multas, ou demais sanções legais, mas de pessoas. Afinal, não importa se nesse mundo figuramos como clientes, colaboradores, representantes de parceiros comerciais ou fornecedores, se estamos deste lado ou daquele. Fato é que todos somos titulares de dados pessoais e queremos maior transparência em relação a como nossos dados são tratados.

E você? Já pensou sobre o assunto?

 

 

 

 

MARCO AURELIO BAGNARA OROSZ

marco.orosz@fius.com.br

 

TIAGO CRESPO

tiago.crespo@fius.com.br

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